Encontre-nos no Google+ Cheff Incasa - Sabor e Simplicidade: Aproveitamento integral dos alimentos

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Aproveitamento integral dos alimentos

Tenho feito cursos no SESI como o Alimente-se Bem, Alimentos Funcionais, em que eles ensinam a aproveitar totalmente os alimentos. Mas isso é uma questão de hábito! Aqui em casa, já estou começando a colocar algumas dicas em prática. Aqui vão algumas. Vamos evitar o desperdício na cozinha!



- Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, contém fibras e devem ser aproveitados em refogados, no feijão e na sopa.

- Não jogue fora os talos do agrião, pois eles contém muitas vitaminas. Limpe, pique e refogue com tempero e ovos batidos.

- As folhas da cenoura são ricas em vitamina A e devem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas ou picadinhos em saladas. O mesmo pode se dizer das folhas duras da salsa.

- A água do cozimento das batatas acaba concentrando todas as vitaminas. Aproveite-a, juntando leite em pó e manteiga para fazer purê.

- As cascas da batata, depois de bem lavadas, podem ser fritas em óleo quente e servidas como aperitivo.

- A casca da laranja fresca pode ser usada em pratos doces à base de leite, como arroz doce e cremes.

- A parte branca da melancia pode ser usada para fazer doce, que se prepara como o doce de mamão verde.

- Com as cascas das frutas (ex: goiaba, abacaxi, etc), pode-se preparar sucos batendo-as no liqüidificador. Este suco pode ser aproveitado para substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos.

- Evite consumir folhas com aparência amarelada.

- Cozinhe as verduras a vapor, assim elas não perderão o valor nutritivo.

- Quando for ralar a casca do limão, nunca chegue à parte branca, pois ela é amarga e pode prejudicar o sabor doce da preparação.


Cascas, folhas e talos também devem fazer parte do seu cardápio


É importante a utilização de cascas, talos e folhas, pois o aproveitamento integral dos alimentos, além de diminuir os gastos com alimentação e melhorar a qualidade nutricional do cardápio, reduz o desperdício de alimentos, e torna possível a criação de novas receitas.

Esse conceito deve ser realizado no dia a dia por qualquer pessoa, independentemente de sua classe social ou econômica. Isso significa eliminar alguns preconceitos alimentares de que esse tipo de alimentação é somente usada em programas sociais voltados para população de baixa renda, e não levam em conta o valor nutricional de alguns alimentos, que quase sempre está concentrado nas cascas ou folhas.

Essas partes do alimento que posteriormente iriam para o lixo podem ser bem aproveitadas, servindo para suprir a carência de nutrientes no organismo, e tornando o cardápio mais saudável e criativo.


Procedimentos de higienização


Como higienizar frutas, verduras e legumes:

Lembrando que deve sempre lavar as mãos com água e sabão, quando estiver em contato com qualquer tipo de preparação alimentícia.

1. Retirar as partes estragadas;
2. Lavar folha a folha ou um a um em água corrente;
3. Higienizar em solução com hipoclorito de sódio por 15 minutos ou de acordo com a instrução do rótulo. O hipoclorito pode ser encontrado em mercados ou adquirido gratuitamente nos postos de saúde. Por isso, exija o seu;
4. Enxaguar em água filtrada, pois a água corrente sem filtrar possui sujeira e microorganismos;
5. Colocar em utensílio limpo e coberto.



Fonte: Banco de Alimentos

Um comentário:

  1. Olá, Priscila.
    Seu blog tá lindo e muito bom tb. Voltarei sempre.Gostei da idéia de chefe em casa. Gostaria de convidar você a conhecer e , se você gostar, seguir o meu blog, o panquecanaparede.blogspot.com
    Sou de Jundiaí e, se quiser me adiciona no facebook. Talvez possamos fazer uma parceria indicando o blog uma da outra. Boa sorte!!

    ResponderExcluir

Print Friendly and PDF
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...